Buscar

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prefeitura realiza formatura de alunos da EJA e do 9° ano





CERIMÔNIA ACONTECEU NO CINE-TEATRO GUSTAVO DUTRA

A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nos dias 15 e 16 a cerimônia de formatura dos alunos do Ensino Fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que concluíram neste semestre a 9ª série e dos alunos do 9° ano das escolas da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Cine-Teatro Gustavo Dutra, mais conhecido como Gustavão, localizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Em ambos os casos, a SME prepararou uma solenidade de formatura com entrega de diplomas, homenagens a alunos e professores e, é claro, com direito a orador, paraninfo e patrono.

De acordo com a secretária de Educação Lucia Martinazzo, é gratificante ver a formatura dos alunos. “Fico muito feliz com a realização de mais uma formatura. É a concretização de mais um ano de trabalho. É gratificante ver que apesar das dificuldades pessoais os estudantes não abandonaram a escola e hoje estão concluindo mais esta fase de suas vidas”, disse a secretária.

A vereadora Maria José parabenizou a todos os formandos e familiares e, também, o trabalho realizado pela equipe de profissionais da rede municipal de educação. Reconheceu, ainda, o importante trabalho que a Secretaria de Educação vem realizando pela melhoria da qualidade desta modalidade de ensino, além de todas as outras ações nos mais diversos segmentos do sistema municipal de ensino de Seropédica.

A Secretária de Educação desejou a todos muito sucesso na continuidade dos estudos; parabenizou os familiares pelo apoio dado aos formandos durante todo o percurso escolar; reconheceu o trabalho ímpar que a equipe da educação vem realizando pelos bons resultados dos alunos e do curso.

Em sua fala o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, relembrou o tempo que estudou na Universidade Rural e contou que se formou no mesmo teatro em que os alunos estavam se formando hoje. “Estudei aqui na Rural, e há muitos anos atrás me formei engenheiro neste mesmo teatro onde vocês estão se formando hoje, por isso eu digo a vocês: nunca parem de estudar, corram atrás dos seus sonhos e lutem pelos seus ideais”, disse Martinazzo.

Ana Beatriz Nascimento Brito é uma estudante aplicada. “Estou feliz por estar me formando. Não fiquei de recuperação em nenhuma disciplina e sempre busco prestar atenção as aulas”, contou a estudante da Escola Municipal Luis Claudio Baranda. 

         Para a professora da Escola Estadual Municipalizada Promotor de Justiça André Luiz M. M. Peres, Elen Cristina da Silva, a formatura é uma vitória. “Os alunos estão animados com a realização da solenidade.” afirmou Elen.

Atualmente a EJA é realizada em cinco escolas municipais, em dois períodos, com professores especialmente capacitados para o programa, oferecendo ensino de qualidade aos jovens e adultos. Com o programa, essas pessoas ganham oportunidade de melhora na qualidade de vida, e maiores chances no mercado de trabalho e na interação com a sociedade.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alunos da educação infantil de Seropédica encantam o público em Cantata de Natal




Na tarde do dia (09), alunos da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação realizaram 1ª Cantata de Natal da Educação Infantil na porta da Prefeitura Municipal de Seropédica.

Com o objetivo de se prepararem para a apresentação os alunos da Educação Infantil, ensaiaram várias músicas natalinas. Os alunos encantaram o público em belíssimas apresentações, acompanhados pelos seus professores, diretores e coordenadores.

O público presente, em sua maioria composto por pais, professores, servidores e autoridades, prestigiou as apresentações dos ‘pequenos’, que transmitiram com bastante entusiasmo e em espírito natalino, mensagens de paz, amor e fraternidade.


De acordo com o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, o evento faz parte da programação de Natal da Prefeitura. “Fico muito feliz e honrado em assistir a apresentação do Coral formado pelas crianças da Educação Infantil do Município, o que nós queremos é que as pessoas sintam alegria e paz, sentimentos que refletem o espírito natalino”, disse emocionado o prefeito.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Estudante aprovada para o Pedro II



A estudante Larissa Lyra, de 16 anos, da Escola Municipal Manoel de Araújo Dantas, localizada no Bairro Canto do Rio, foi aprovada no concurso de seleção do Colégio Pedro II que é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Larissa conta que estuda no Manoel de Araújo Dantas desde a 5ª série e que sempre quis estudar no Pedro II. “Meus irmãos já estudam no Pedro II e na 5ª série eu já havia tentado a prova para o Pedro II e não consegui, porém agora Graças a Deus eu consegui”, disse Larissa.

A alegria e o orgulho de ter tido a filha aprovada no disputado concurso estava estampada no rosto do pai, Edson Dias de Araújo, que falou sobre a importância do acompanhamento da educação formal dos filhos por parte da família. “Não basta apenas mandarmos nossos filhos para a escola, a família tem acompanhar e cobrar que os filhos realizem as tarefas escolares”, disse.

Ao comparar o ensino oferecido pela rede municipal do Rio de Janeiro e de Seropédica, o pai de Larissa, afirmou ter sido informado que as escolas municipais de Seropédica são melhores que as do Rio. “Apesar de aqui nós termos escolas da rede pública municipal tanto do Rio de Janeiro quanto de Seropédica próximas a nossa residência, quando a Larissa atingiu a 5ª série fui informado que a escola Manoel era a que apresentava um nível de ensino de qualidade superior as das escolas municipais do Rio”, afirmou Edson.

A diretora da escola Manoel de Araújo Dantas, Dayse dos Santos Saboya declarou que a aprovação se deve ao esforço de Larissa e a boa fase da educação de Seropédica. “Nós da escola ficamos muito felizes com a conquista da Larissa, pois se deve muito ao esforço pessoal da aluna, mas também ao trabalho de toda a equipe da educação que tem mostrado um belo trabalho”, disse Dayse.

O Colégio Pedro II tem em nome em homenagem ao imperador do Brasil D. Pedro II e é o segundo mais antigo dentre os colégios em atividade no país (o mais antigo é o Atheneu Norte-Rio-Grandense). E conta com 12 unidades escolares na cidade do Rio de Janeiro nos bairros do Centro, São Cristóvão (3 unidades), Humaitá (2 unidades), Tijuca (2 unidades), Engenho Novo (2 unidades) e Realengo (2 unidades). Também possui uma unidade em Niterói e outra em Duque de Caxias.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Lançado livro História de Vida da EJA 2011




EMOÇÃO MARCOU LANÇAMENTO DO LIVRO

Com auditório lotado de alunos das mais diversas e distantes escolas municipais de Seropédica o livro ‘História de Vida da EJA 2011 – Sonhar, Acreditar e Fazer História na EJA 2011’ foi lançado na noite de quinta-feira (08) no Cine-Teatro Gustavo Dutra (Gustavão), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). O livro faz parte de um projeto idealizado pela Secretaria de Educação com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, motivar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O livro resgata a cidadania, constrói valores e desenvolve os homens. A importância do livro escrito por estudantes da EJA reflete-se em igual peso e valor nas pessoas que constroem uma sociedade melhor” disse a Secretária de Educação, Lúcia Martinazzo.

De acordo com as coordenadoras do núcleo do EJA, Luciana Leôncio e Nilce Flores, durante todo o ano, os professores e alunos da EJA trabalharam com os gêneros literários em sala de aula. “Os estudantes desenvolveram atividades e debates que refletiram sobre o tema vida” contou Luciana.

Ainda segundo as coordenadoras, os resultados destes debates resultaram em textos para a preparação da obra. Elas ressaltam ainda que muitos estudantes se superaram e mostraram o gosto pela escrita. “Tivemos dificuldades para escolher os textos que iriam fazer parte do livro, pois todas tinham sua especificidade”, contou a coordenadora.

O livro traz textos da vida real dos alunos que participaram do projeto, com idades que variam entre 18 e 92 anos, no qual os alunos relataram histórias de seu próprio cotidiano. “É emocionante ver que essas pessoas superaram obstáculos e estão dando um exemplo maravilhoso de força de vontade. Parabéns aos alunos e professores pelo belíssimo trabalho”, parabenizou Lucia Martinazzo. “Continuem estudando. Que essa conquista seja apenas a primeira etapa de muitas”, completou.

 “O encontro foi muito emocionante. Cada vez que vemos o sacrifício e os resultados alcançados por esses alunos verificamos o quanto vale a pena investir neste projeto”, afirmou Eliana Cristina. Eliana revelou ainda que a organização já está preparando o tema da edição de 2012.

Durante o lançamento alguns alunos leram seus textos para o público e a emoção tomou conta de todos os presentes. “Na escola encontrei a cura para a solidão e as tristezas da vida. Sonho em aprender de vez as letras, pois ler é bonito e maravilhoso. Quando iniciei os estudos, meu marido me disse: Pra que estudar? Hoje gostaria que ele estivesse aqui comigo vivo, para poder ver que até assino meu nome”, disse a aluna do EJA Dejanira Silva, de 59 anos.

Maria Florentina, 85 anos, aluna da Escola Municipal Promotor de Justiça Dr Andre Luiz Matos M. Peres, também estava entre as participantes do livro. Ao lado da professora, a aluna mostrou que vencer desafios é uma questão de força de vontade. “Fiquei sabendo que na escola perto da minha casa tinha o EJA e decidi voltar a estudar, no texto contei da minha vida, falei que gosto de ler, escrever e as pessoas gostaram. Por isso estou feliz por estar aqui hoje”, afirmou Maria Florentina.

Ismael Silva, aluno do EJA da Escola Municipal Panaro Figueira, contou que o seu texto se chama ‘O amor se encontra longe’, pois apesar de ser nascido em Minas Gerais, morou em vários outros lugares até chegar ao Rio de Janeiro onde conheceu Arlinda, sua esposa, e posteriormente veu mora em Seropédica, cidade onde Arlinda já morava.

Participaram do Evento a Secretária de Educação Lucia Martinazzo, o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, a Secretária de Cultura Nádia Alvarez, o subsecretário de Cultura João Marcelo, subsecretaria de Ensino Eliana Cristina Ribeiro de Oliveira, a subsecretaria de Infra Estrutura Mara Lucia Silva Soares e o subsecretário de Planejamento Fabio Cavalcanti e representando a UFRuralRJ, a professora do CAIC, Carmem Oliveira Frade.


Capacitação para os professores de Lingua Portuguesa







       Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório da SME a capacitação para os professores de Lingua Portuguesa da rede municipal de educação.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

JORAIS promove integração através do esporte



Evento marca encerramento dos jogos


Como objetivo de promover maior integração e socialização entre as crianças dos primeiros segmentos, a coordenadora municipal de Educação Física, Maria Aparecida Oliveira, realizou entre os meses de agosto e dezembro os 1º Jogos Recreativos dos Anos Iniciais de Seropédica (Jorais), em 23 escolas da rede municipal de educação de Seropédica. “Os Jorais teve início em 18 de agosto na EM Vera Lúcia Pereira Leite e percorreu ao longo destes meses 23 escolas municipais”, explicou Maria Aparecida
O professor de Educação Física Olivio Pollati realizou a abertura dos Jorais na EMProf° Racy Ribeiro Morandi e explicou aos alunos quais atividades seriam realizadas durante a manhã na quadra da escola. “na manhã de hoje realizaremos modalidades como corrida de saco, corrida com obstáculos, revezamento, corrida de equilibrio, disputa por bolas e uma disputa de futsal contaram com disputas específicas para cada turma, de acordo com a faixa etária dos alunos”, disse o professor Olivio.

Completando o que foi dito pelo professor Olivio, a coordenadora de Educação Física explicou que durante os jogos foram utilizadas brincadeiras e atividades pré-desportivas com o objetivo de promover a socialização, a integração, a inclusão e os jogos cooperativos com o objetivo de iniciar as crianças nas atividades físicas.

Ao falar sobre a importância do esporte para as crianças a diretora da EM Prof° Racy Ribeiro Morandi, Benigna Maria de Castro Alvarinho, declarou que toda escola do primeiro segmento deveria ter um professor de educação física, pois segundo ela, a prática de esportes e a recreação propiciam o desenvolvimento do sentimento coletivo, da solidariedade social e do espírito de cooperação nas crianças.

Encerrando sua fala a coordenadora de Educação Física do município agradeceu aos professores de Educação Física pelo brilhante trabalho que realizaram durante o ano de 2011 e a secretária de Educação, Lucia Martinazzo pelo apoio recebido. “Recebemos um grande apoio da Secretária de Educação, nos enviando materiais esportivos,enfim apoiando nossas atividades, por isso não poderia deixar de agradecê-la e também pela realização do Projeto Esporte Estudantil”, agradeceu Maria Aparecida.

O encerramento dos Jorais aconteceu na manhã desta quarta-feira (07) na Escola Municipal Professor Racy Ribeiro Morandi, localizada no Bairro Fazenda Caxias.



Educação promoveu o 1° Natal Solidário



Donativos serão distribuídos a crianças carentes da rede municipal de educação

O clima de natal chegou a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Seropédica,quando na tarde desta terça-feira (06) a SME promoveu o 1° Natal Solidário da Educação,onde os servidores e seus filhos participaram de uma grande confraternização que contou com pula-pula, Papai Noel, músicas, danças e comidas infantis. 

O Natal Solidário faz parte das atividades da gincana de fim de ano promovida coma equipe da SME e que entre outras inclui a arrecadação de alimentos, brinquedos e roupas que serão doados as crianças carentes da rede municipal de educação. “Pedi aos membros da SME que doassem brinquedos e roupas a serem distribuídas as crianças carentes do município, e o meu pedido foi prontamente atendido por todos”, disse a secretária.

Ao falar sobre o espírito solidário que costuma se revigorar nas pessoas quando se aproxima o natal Lucia Martinazzo disse que a data sensibiliza as pessoas criando um cenário que deveria existir durante o ano inteiro. “Para aqueles que querem deixar os festejos natalinos mais felizes para outros, a Campanha Natal Solidário, que estamos promovendo através da SME é uma alternativa de se angariar apoio de várias pessoas para a ação. A idéia da campanha é promover um pouco mais de assistência aos menos favorecidos, através da arrecadação de donativos (alimentos, brinquedos e vestuário)”, afirmou a secretária.

A secretária afirmou ainda que só a solidariedade resgata para a grandeza e a dignidade com que o criador nos fez, plenos de sentido existencial e imensamente ricos de possibilidades. “A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor pelo próximo”, disse.