Buscar

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lançado Programa de Saúde Escolar em Seropédica




Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


A busca por uma constante integração entre a assistência social e a escola no que se refere a estratégias de combate a evasão escolar foi o que motivou a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Seropédica a pensar na viabilização de programas e projetos que visem à promoção da atenção integral às crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal de Seropédica, através da SME inaugurou na tarde desta terça-feira (22) a sede própria do Programa de Saúde Escolar (PSE), localizada no nº 11 da Praça Universitária do km 47, Bairro Ecologia.

Na ocasião a subsecretária de Ensino da SME, Eliana Cristina Ribeiro de Oliveira, apresentou aos presentes o histórico do PSE que iniciou de maneira tímida suas atividades em 2007, o qual tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede municipal de ensino.

Segundo o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, o público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, que inclui educação infantil e ensino fundamental, além dos gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Esse momento é especial, pois nós temos como meta de governo fazer uma educação de qualidade, uma educação modelo, com boas escolas para formar cidadãos de sucesso, com um futuro garantido”, disse Martinazzo.
Ao afirmar que a educação municipal já é uma referência para outros municípios Martinazzo falou sobre o atendimento na rede municipal de ensino de crianças de municípios vizinhos, como Nova Iguaçu e até mesmo do município do Rio de Janeiro, que é o caso das escolas do Canto do Rio. “o que demonstra a qualidade do ensino de nosso município como referência para os vizinhos é o grande numero de matriculas de crianças dos municípios de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro na nossa rede de ensino”, destacou Martinazzo. “Queremos paz, progresso, desenvolvimento e para isso estamos lançando hoje aqui a semente de tudo isso que é a garantia de uma educação de qualidade para as nossas crianças”, completou.

Lúcia Martinazzo considera que para alcançar uma educação de excelência e um ensino de qualidade é necessário promover ações que colaborem para o desenvolvimento integral à vida do estudante. “O PSE surge, então, da necessidade de dar suporte para que o aluno tenha o mínimo de condições dentro e fora da escola, de prosseguir seus estudos com dignidade e respeito, no que se refere a sua alimentação, saúde e vida social, pois a SME compreende que educar vai para além dos muros escolares”, afirmou a secretária.

A secretária enfatizou ser necessário que se enxergue os alunos não só como alunos, mas antes como sujeitos, pessoas com uma identidade, uma história, expectativas, sonhos e necessidades.

Marta Urselino da Costa, coordenadora do PSE, informa que os alunos serão atendidos com dia e hora marcada e os atendimentos terão duração de 30 minutos para as seguintes especialidades fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia, sendo atendido (01) um paciente por vez.

O PSE é composto por dois fonoaudiólogos, uma psicopedagoga, três psicólogos uma psicanalista e um fisioterapeuta. E o evento contou com a presenças dos estudantes, pais e professores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário