Buscar

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Educação lança Educação Financeira nas Escolas



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira



Na manhã desta terça-feira (22) a secretária Municipal de Educação de Seropédica, Lúcia Martinazzo lançou o Projeto Educação Financeira nas Escolas que tem por objetivo incentivar e ensinar às crianças a importância da utilização consciente do dinheiro.

Inicialmente o Projeto será desenvolvido na Escola Municipal Racy Ribeiro Morandi, localizada no Bairro Fazenda Caxias e na Escola Municipal Ronald Callegário, localizada no Bairro Campo Lindo podendo após se estender a todas as unidades municipais de ensino.

No lançamento do Projeto Lucia Martinazzo enfatizou a importância de ensinar às crianças a importância de dar valor ao dinheiro e pediu as mães a ensinarem os filhos a gastar o “Real Escolar” (nome dado ao dinheiro utilizado nas escolas) de forma consciente. “Este projeto foi desenvolvido pela subsecretaria de Planejamento e Controle com o objetivo de ensinar aos estudantes a importância de analisar a relação custo / benefício, querer / precisar antes de gastar, tornando-os menos impulsivos em relação ao consumo”, explicou Lucia.

De acordo com Fabio Cavalcante, subsecretário de Planejamento e Controle, a educação financeira muitas vezes é aprendida somente na prática, fazendo com que a criança não consiga planejar e gastar seu dinheiro de forma segura, por não terem a noção de prioridades. “Este projeto visa conscientizar o estudante a fazer escolhas saudáveis entre o que queremos e o que precisamos, ensiná-los a poupar e analisar antes de comprar, para não deixarem passar oportunidades boas por falta de planejamento financeiro”, disse.

Benigna Maria Castor Alvarinho, diretora da E. M. Racy Ribeiro Morandi, explicou as crianças e aos pais como o projeto será desenvolvido e quais serão as regras para as crianças receberem as cédulas. “O Projeto será posto em prática com auxílio dos professores de matemática, que irão distribuir as cédulas aos alunos correspondentes a diversas atividades, tais como resolução de exercícios, tarefas entregues, ausência de faltas nas aulas”, contou.

Já a diretora da E. M. Ronald Callegário, Maria Guiomar dos Santos Almeida, enfatizou a parte lúdica do projeto. “As cédulas serão parte de um jogo, onde estas serão utilizadas para troca de brindes individuais, conforme o valor disponível. O estudante poderá “comprar” diversos brindes, porém será incentivado a poupar para trocar por coisas que sejam de maior utilidade”, afirmou. Na Ronald Callegário o projeto é desenvolvido com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que irão onde através de práticas pedagógicas irão aprender a organizar melhor seu orçamento familiar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário