Buscar

terça-feira, 27 de março de 2012

Representantes da SME participam de programa educativo do Grupo CCR




Por Tathiana Gama
Foto Divulgação


Evento marca início da 11ª edição do ‘Estrada para a Cidadania’

A 11ª edição do Programa Estrada para a Cidadania, programa privado de educação no trânsito no Brasil realizado pelas concessionárias de rodovias do Grupo CCR, foi lançada oficialmente este mês em São Paulo. O programa tem o objetivo de disseminar informações sobre segurança de trânsito, meio ambiente e cidadania entre os alunos do 4º e 5º anos das redes públicas de ensino fundamental.

O evento de lançamento foi no Instituto Itaú Cultural e contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre professores, secretários e prefeitos de 90 municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Os convidados assistiram a palestras do psiquiatra Içami Tiba e do jornalista Gilberto Dimenstein.

Segundo as coordenadoras de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME) Alessandra Rodrigues e Isabela Cavalcante que participaram do lançamento do programa, os alunos das escolas da rede municipal de ensino participam do programa permanente de Educação para o Trânsito, parceria da SME com a concessionária.

Para facilitar ainda mais a assimilação do ‘Estrada para a Cidadania’ pelas escolas, é realizado um treinamento com todos os professores das escolas parceiras. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também familiares, com exercícios que precisam ser feitos em casa. “Esta atividade é um importante fator disseminador das informações ensinadas nas salas de aula, que multiplica o número de pessoas impactadas pelo projeto”, garante Alessandra Rodrigues, coordenadora de projetos da SME.

Além das aulas em sala, as crianças participam de atividades complementares, que contribuem para a formação integral dos alunos. A ação Crianças Amigas da Estrada funciona como uma blitz educativa, na qual alunos interagem com as vias, com os motoristas e com as regras em um ambiente seguro e monitorado, proporcionando uma vivência real do espaço trânsito. “Já na campanha Cidadania na Estrada são distribuídas nas praças de pedágio cartas produzidas pelas crianças em sala de aula com mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito, durante a Semana Nacional do Trânsito”, explicou Isabela Cavalcante, coordenadora de projetos da SME.

O presidente das concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel e um dos idealizadores do Estrada para a Cidadania, Maurício Negrão, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do projeto para o Grupo CCR e para os municípios participantes e a contribuição para a educação das crianças, futuros motoristas.

O psiquiatra e educador Içami Tiba, que estuda educação familiar e autor de diversos livros, fez uma palestra sobre a influência do relacionamento entre pais e filhos no comportamento das crianças nas escolas. Após a palestra de Içami, Gilberto Dimenstein, um dos jornalistas brasileiros de maior renome internacional e responsável por diversos projetos na área de educação, falou sobre a importância da valorização da escola, a sua importância para a comunidade e o uso consciente da internet para a troca de serviços e informações.

Apenas na área de influência da Via Dutra, administrada pela CCR NovaDutra, o Estrada para a Cidadania envolve 36 cidades, 124 mil alunos e 5.500 educadores, com a meta de resguardar vidas, reduzir índices de acidentes e preservar o meio ambiente.

Desde a criação do projeto, em 2001, mais de 1,2 milhão de crianças, 500 mil usuários e 49 mil professores tiveram a oportunidade de participar do projeto. A previsão é que, em 2012, envolva quase 400 mil alunos e 16 mil professores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário