Buscar

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aproveitamento integral dos alimentos é tema de capacitação em Seropédica




Por Tathiana Gama
Foto divulgação



As merendeiras que trabalham na Escola Municipal Prof. Ydérzio Luiz Vianna, localizada no Bairro Peixoto, participaram, nesta quinta-feira (22) de um curso de capacitação sobre aproveitamento integral dos alimentos.

O evento, que foi realizado em parceria entre a equipe do Projeto Horta Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMAMA). As participantes conheceram receitas de pratos feitos com cascas de legumes, talos de verduras e sementes, que permitem a produção de doces e salgados deliciosos.

O evento também serviu para discutir formas de melhorar cada vez mais a qualidade da alimentação escolar. O engenheiro Agronomo da SEMAMA Walace Rodrigues falou sobre a utilização integral dos alimentos. “Normalmente jogamos fora produtos que são ricos em fibras e minerais e que dão pratos saborosos, como casca de melancia, casca de banana e sementes de abóbora”, afirmou. Segundo Walace, talos e cascas são ótimos para a alimentação, principalmente no preparo de tortas e bolos. “Ter uma boa alimentação é fundamental para que os alunos possam aprender com tranqüilidade”, observou.

Já a bióloga da SEMAMA, Ana Paula Teixeira, abordou a importância da água para o meio ambiente e a vida como um todo. “Hoje é comemorado o Dia Internacional da Água por isso decidi falar um pouco sobre a sua importância não só para o meio ambiente como também para a vida de uma forma geral”, destacou Ana Paula.

Para a secretária de Educação, Lucia Martinazzo, a iniciativa permitiu que as participantes esclarecessem uma série de dúvidas, além de se preparar para uma melhor análise e discussão sobre o cardápio da alimentação nas escolas. “Com isso, queremos sensibilizar nossas profissionais sobre a importância de aproveitar o alimento em sua totalidade, utilizando esta prática diariamente”, destacou Lucia Martinazzo.

A capacitação das merendeiras foi acompanhada Luiza Aparecida Dos Santos Santos e Edilene Carvalho de Araújo responsáveis pelo Projeto da Horta Escolar. Luiza e Aparecida enfatizaram que o curso teve o intuito de promover a educação, levar informação e o conhecimento para todas as merendeiras, e assim, despertar o interesse na preparação de cardápios mais nutritivos com uso integral dos alimentos. “Esta capacitação visou também apresentar o Projeto da Horta Escolar que em breve será desenvolvido na escola”, disse Luiza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário