Professores já podem fazer suas inscrições pela Plataforma Freire
Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar as pré-inscrições em cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). As inscrições iniciarão no dia 19 de março e se estenderá até o dia 08 de abril e deverão ser realizadas através do no site da Plataforma Freire (HTTP://freire.mec.gov.br), pré-inscrições para cursos de formação de professores. “O objetivo principal do PARFOR é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica”, disse a secretária de Educação Lucia Martinazzo.
O PARFOR é um programa nacional implantado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), através da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
Para se inscrever, é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos três anos de magistério. Estão incluídos nesta seleção professores de creche, educação infantil e ensino fundamental. Será permitida a matrícula apenas em um curso correspondente à disciplina ministrada. Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra função em secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se inscrever nos cursos do PARFOR. “Os cursos são qualificados como: Primeira licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica quem atuam em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica - para docentes da rede pública da educação básica graduados e não licenciados”, explica Lucia Martinazzo.
Alessandra Rodrigues, coordenadora de Programas e Projetos da SME, informa que qualquer dúvida os professores devem entrar em contato com a equipe de Planejamento e Controle da secretaria e procurar por Alessandra Rodrigues e Isabela Fontineli.
CALENDÁRIO REFERENTE AO 2º SEMESTRE DE 2012
É importante acompanhar o calendário do programa, que orienta sobre os prazos que compõem o processo de seleção:
Período | Etapa |
19/03/2012 a 08/04/2012 | Período de pré-inscrição na Plataforma Freire |
09/04/2012 a 23/04/2012 | Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação |
24/04/2012 a 08/05/2012 | Período de seleção dos alunos pelas IES |
09/05/2012 a 23/05/2012 | Período de matrícula e registro dos matriculados na Plataforma Freire pelas IES |
Nenhum comentário:
Postar um comentário