Buscar

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Seropédica preocupada em melhorar seus indices subsecretaria de ensino promove palestra sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação:fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação epara o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Preocupada em atingir as metas esperadas para a prova do Ideb a ser realizada no final deste ano, a Subsecretaria de Ensino, realizou nesta quarta-feira (31) uma palestra sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no auditório do Anexo da Secretaria de Educação.

De acordo com o palestrante, José Luis do Carmo, professor e diretor pedagógico do Núcleo de Apoio da Municipalização do Ensino (NAMECOC), o Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como meta,que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. “Estamos aqui em Seropédica a convite da Secretária de Educação, Lucia Martinazzo, para tratar de um dos temas mais candentes que a Educação tem trazido nestes últimos anos, o IDEB”, explicou o palestrante. O palestrante elogiou ainda a Secretaria de Educação pelo empenho em transformar a educação como esta. “Realmente é maravilhoso ver uma secretaria tão nova e que se empenha em transformar a educação desta forma”, elogiou o palestrante.

Segundo a subsecretaria de Ensino, Eliana Cristina Ribeiro de Oliveira a palestra se faz importante, pois hoje trabalhamos pelo 4° Ideb, que a prova será realizada no final do ano de 2011 e divulgada no ano de 2012. “Este índice mede a qualidade de ensino das escolas públicas e Seropédica, através da Secretaria de educação tem se mostrado sensível a este fato que é relativamente novo”,enfatizou Eliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário