Buscar

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escola Municipal Prof. Paulo Freire é reinaugurada

Por Luiz Dutra
Fotos: Luiz Dutra

Em solenidade na tarde do dia 30 de maio a Escola Municipal Prof. Paulo Freire foi reinaugurada com a presença do Prefeito Martinazzo, da Secretária de Educação Lúcia Baroni Martinazzo, do vice-prefeito Zealdo Amaral, do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Dedé Bananeiro, do vice-presidente Max Goulart, da Vereadora Maria José, da Diretora da Escola, Rejane Martins, além de vários secretários municipais.

Após a execução do Hino Nacional foi a vez do Hino de Seropédica ser interpretado pelos alunos Yasmim, David e Gabriele. Antes da fala dos oradores, J. Neto, apresentador oficial da Prefeitura, fez um pequeno resumo da vida de Paulo Freire, lembrando da importância do educador e filósofo para a educação no Brasil, onde se destacou na área de educação popular e para a formação da consciência. J. Neto também lembrou a todos que Paulo Freire foi o autor da Pedagogia do Oprimido.

A Secretária Lúcia Baroni estava muito contente no evento e, em sua fala, iniciou agradecendo a todos, em especial ao professor Victor, que dirigiu a escola no início da gestão Martinazzo, e foi o responsável pela reforma. Ela também não se esqueceu de agradecer a toda comunidade, que recebeu a professora Rejane de braços abertos. Agradeceu ainda ao Prefeito, lembrando o momento que ela pediu a reforma da escola. “Assim que cheguei eu falei com o Prefeito que essa era a primeira escola que precisava ser consertada. Ele não me perguntou se essa escola ficava na beira da pista, se todos iriam ver, se essa escola serviria de outdoor para o governo, enfim, ele só me perguntou por quê? Eu respondi que a comunidade não merecia essa escola do jeito que estava. Na mesma hora ele disse: então vamos consertar”, lembrou Lúcia Baroni emocionada.

O Prefeito Martinazzo também iniciou agradecendo a presença de todos e voltou ao tempo ao falar da comunidade do Mutirão. “Há 25 anos, junto com o companheiro, vice-prefeito Zealdo Amaral e a Secretária de Educação já demonstrávamos uma preocupação constante, dia e noite, com a educação da comunidade. Graças a Deus estamos colhendo frutos do trabalho que agora começamos. Eu volto na história, e está aqui o Sr. Euzébio, um dos mais antigos companheiros do Mutirão, onde há 25 anos foi fundado, por muitas pessoas guerreiras, que ocuparam o espaço para produzir alimentos para o sustento de suas famílias. Volto aqui agora para ver essa escola tão diferente, tão moderna, tão bonita, onde existia um areal. Graças a Deus, com esforço do governo, dos professores, das mães dos alunos, estamos aqui hoje, inaugurando um novo espaço, um novo momento para a educação dessa escola. Eu tenho certeza que essas Crianças, tão felizes, tão alegres, saberão usar cada vez mais essa oportunidade que o governo faz por obrigação. A educação é um dever, e nós fazemos isso com o maior prazer, trazendo aqui o que há de melhor no Estado do Rio de Janeiro”, finalizou Martinazzo.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Paulo Freire foi fundada em 1985 pela Associação de Moradores Sol do Amanhã, no Assentamento Rural do Mutirão, em Seropédica. Quando iniciou suas atividades, a escola contava com apenas 20 alunos. Em 11 de maio de 1992 a escola passa aos cuidados da Prefeitura Municipal de Itaguaí. No dia 1º de janeiro de 1997 a escola passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Seropédica. Atualmente funciona em dois turnos com turmas de creche III ao 5º ano, totalizando 132 alunos. Conta com uma diretora, uma diretora adjunta, uma coordenadora, duas auxiliares administrativa, 9 professoras da educação infantil ao 5º ano, uma professora de filosofia, uma de artes, uma de inglês e uma de informática, três auxiliares de serviços gerais, uma inspetora e um motorista do ônibus escolar.

A nova proposta educacional da Secretaria de Educação passa a escola para horário integral, com aulas pela manhã e tarde e, no contra-turno, com oficinas educacionais. A escola recebeu o nome devido a proposta de Paulo Freire, em relação a educação, que tem como tema central “repensando as ações em busca de um mundo melhor”. Atualmente a escola tem a direção da diretora Rejane Aparecida Vidal do Nascimento.

ANTES E DEPOIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário