Buscar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Capacitação visa formular diretrizes para a reestruturação da Educação Física do município



Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Seropédica receberam curso de capacitação que terá por objetivo formular diretrizes para a reestruturação da disciplina nas escolas da rede. A capacitação realizada no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho durante esta terça-feira (25).

A coordenação foi feita pela professora e coordenadora de educação física da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Aparecida Oliveira. “O objetivo é capacitar e atualizar os professores e recreadores da rede municipal de educação, investindo na valorização dos profissionais na busca da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A idéia é apresentar aos professores novas formas de trabalhar a educação física com nossas crianças”, declarou a coordenadora geral de Educação Física.

O curso também contou com a presença do subsecretário de esportes Fábio Moffati que falou sobre os Jogos Estudantis a serem realizados ainda este ano no município. “Este encontro com os professores tinha por objetivo passar a base do regulamento dos jogos estudantis e como os jogos serão estruturados”, explicou o subsecretário.

De acordo Maria Aparecida, a segunda etapa do treinamento oferece a oportunidade de os participantes trocarem conhecimentos, enriquecendo seu desempenho profissional. “As capacitações fazem parte um projeto de formação continuada, que acontece todos os meses no auditório da SME ou do CAIC envolvendo todos os professores de Educação Física”, disse a coordenadora.

Ao falar como a educação física pode contribuir para o desenvolvimento da criança Maria Aparecida afirmou que essa área do conhecimento pode ter um papel fundamental na Educação Infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações. “Além disso, é um espaço para que, através de situações de experiências com o corpo, com materiais e de interação social, as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas, numa atuação consciente e crítica”, finalizou Maria Aparecida.Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Seropédica receberam curso de capacitação que terá por objetivo formular diretrizes para a reestruturação da disciplina nas escolas da rede. A capacitação realizada no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho durante esta terça-feira (25).


sábado, 22 de outubro de 2011

Projeto Novos Talentos


Nesta semana, no dia 18, teve início vários eventos do Projeto Novos Talentos, uma parceria da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) com a Prefeitura Municipal de Seropédica, que por conta da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia teve um período de atividades em diversos pontos do campus. O projeto congrega diferentes áreas do conhecimento como biologia, ciências agrícolas, física, geografia, matemática e química com o objetivo único de divulgação da ciência para estudantes e professores do ensino fundamental e médio.

As escolas da rede municipal que participaram foram E. M. Pastor Gerson, E. E. M. Bananal e E. M. José de Abreu, os alunos além das atividades na universidade participaram de palestras no auditório da SME (Sec. Municipal de Educação).

No Jardim Botânico (UFRRJ) os alunos conheceram plantas em processo de extinção, plantas catalogadas, coletadas e identificadas, de acordo com a classificação taxonômica (família, gênero e espécie), nome popular, local de ocorrência, indicações medicinais entre outras informações.

Segundo Lucimar Pereira, Coordenadora de Projetos do Dep. de Ensino, uma das atividades que envolveram os alunos foi a de experiência com foguete feito de garrafa PET, a mesma lembra que o projeto tem continuidade com a presença dos instrutores nas escolas e encontros mensais. O projeto estava engavetado, foi retomado no atual governo e tem feito muito sucesso com os alunos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Café da manhã animado comemora o Dia do Professor


A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) comemorou antecipadamente o dia do professor nesta terça-feira (11) com um “café da manhã” para os cerca de 1300 professores da rede municipal. O evento, inédito da forma como foi programado, aconteceu no Clube Social Ecologia, com um “café da manhã” em clima de festa.
Fazendo uso da palavra, a secretária de Educação Lucia Martinazzo ressaltou os diversos avanços que aconteceram neste 1 ano e dois meses de governo, tais como a ampliação e a reforma de escolas da rede. A secretária frisou ainda que é preciso fazer muito mais, a fim de que a educação chegue ao nível de qualidade desejado. “Sabemos que o que temos para festejar hoje, ainda é bastante tímido, pois muitas batalhas teremos que travar com o propósito de chegarmos àquelas tão sonhadas conquistas, mas sabemos igualmente que hoje em dia não se consegue nada sozinho; é preciso haver uma colaboração de todos os interessados e interessadas para que a realidade aconteça de fato” destacou Lucia Martinazzo.

Em seu discurso, o prefeito Martinazzo enfatizou que ser professor ou professora é mais do que uma profissão, é uma missão árdua e muito importante à ascensão qualitativa do ser humano. E por essa razão é preciso valorizar cada vez mais esta classe tão significativa para a comunidade. “Os profissionais que estão aqui são merecedores de toda e qualquer homenagem, pois vocês são os principais responsáveis pela melhoria da qualidade de nossa educação, que vem servindo de exemplo aos demais municípios”, disse Martinazzo.
Participaram do evento o coordenador de pós-graduação da Universidade Moacyr Sreder Bastos, José Artur Antunes e a coordenadora do curso de pós-graduação em Desenvolvimento da Criança - Abordagem Psicomotora, Mara Bastos que aproveitaram para apresentarem o curso de pós-graduação em Desenvolvimento da Criança a ser desenvolvido pela instituição. “A secretária de Educação conheceu o nosso curso de pós-graduação em Desenvolvimento da Criança - Abordagem Psicomotora e ficou muito impressionada com os seus objetivos e sua grade curricular, por isso nos convidou para participarmos hoje da festividade e desta forma apresentarmos o curso aos professores”, disse José Artur Antunes.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Roupa Nova é atração na XIV Expo Seropédica



O show do Roupa Nova na sexta-feira (07) marcou a abertura oficial da XIV edição da Expo Seropédica e matou a saudade dos apaixonados relembrando sucessos como Dona, Volta pra mim, Linda de mais, Seguindo no trem azul em um show memorável. A música Sapato Velho, que faz parte do primeiro disco do Roupa Nova, anunciava o que o público poderia esperar, ou seja, um desfile de sucessos, um atrás do outro. E não foi diferente mesmo. Até o final da apresentação, o show foi tecnicamente perfeito, com direito a pausas para interação com o público. Deixando claro que é esse público fiel, há trinta anos, que os fazem melhor do que eles são hoje. O sexteto mostrou que a união faz a força e com criatividade consegue mostrar-se mais atual do que nunca.




A descontração marcou toda a apresentação do grupo, em um dado momento, o Roupa Nova, fez questão de mostrar ao público a sua satisfação em ter gravado algumas participações especial neste trabalho como a de Milton Nascimento cantando Nos Bailes da Vida, Padre Fábio de Melo interpretando A Paz uma versão de Heal the World e Sandy em Chuva de Prata. A forma que o grupo fez a disposição das músicas promovendo um revezamento entre hits melodiosos e dançantes a maioria deles cantados pelos músicos Paulinho e pelo baterista Serginho Herval.

Um dos momentos mais marcantes do show foi quando o grupo apresentou um medley de vinhetas com o tema do Rock in Rio Don't Stop Til You Get Enough, Ilariê cantado por Xuxa, o Tema da Vitória que marcou as vitórias de Airton Senna na Fórmula 1, a músicas Aguenta Coração e Todo Azul do Mar nas vozes de Paulinho e Serginho, trabalhos que todos conhecem, mas poucos imaginam serem de autoria do Roupa Nova. Em duas horas de show cravadas, o Roupa Nova mostrou como manter-se jovem e atual na cena musical brasileira agradando a nova geração que está descobrindo a qualidade do trabalho feita por eles.

Antes do encerramento, o público dançou ao som de Wisk a go go e de clássicos do rock mundial que influenciou a banda musicalmente mostrando no telão Sweet Child O' Mine do Guns n´Rose, Have You Ever Seen The Rain? do Creedence Clearwater, Staying Alive do Bee Gees, Twist and Shout The Beatles, Another Brick in The Wall do Pink Floyd, Satisfaction, (I Cant't Get No) do Rolling Stones, Hotel California do Eagles, Every Little Thing She Does Is Magic, do The Police, We Will Rock You do Queen, Rock And Roll All Nite Kiss e We Are The Champions do Queen, levando o público ao delírio, literalmente.


Show do Rodriguinho agita Expo Seropédica

Rodriguinho, ex-Travessos, entrou no palco por volta de 01:30 e fez milhares de fãs cantarem suas músicas como: Vaga Lembrança, Ponto Final e O Amor Venceu. Ele também recordou antigos sucessos da época dos Travessos. "É uma grande alegria estar aqui hoje com vocês. Vou fazer todo mundo dançar e se divertir", disse o pagodeiro durante sua apresentação.






Daniel leva público ao delírio


No domingo (09/10) o show do sertanejo Daniel animou a festa. Antes de entrar no palco, Daniel recebeu no seu camarim o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, a 1ª Dama Lucia Martinazzo e convidados e falou da felicidade em estar prestes a completar, no ano que vem, 30 anos de carreira. “Estou em uma fase plena de minha carreira”. O cantor elogiou a organização do evento. “É muito bom saber que as pessoas têm acesso a um espetáculo desta grandeza sem pagar nada. A estrutura está maravilhosa. Parabéns ao prefeito Martinazzo pela iniciativa e à Prefeitura por dar este presente à população”, declarou Daniel.

O cantor Daniel subiu ao palco do Parque de Exposições com a felicidade estampada no rosto e o auxílio de uma banda criativa nas improvisações e extremamente competente, além de um grupo de dançarinos excelentes, Daniel foi recebido com entusiasmo pelo público, que cantou todas as músicas.

No palco, o sertanejo esbanjou simpatia e entrou em total sintonia com público. O cantor fez um passeio pelos quase 30 anos de carreira, cantando grandes sucessos e também mostrou músicas de seu mais novo trabalho, DVD Brasil Feliz, com o qual está viajando o País. 

Duas fãs tiveram privilégio de subir a palco para dançar e cantar com ídolo, que fez 2 horas de um memorável show, com direito a jogar flores para o público, distribuir muita simpatia, talento e humildade, o numeroso público não arredou o pé do Parque de Exposições até Daniel se despedir. 

Os shows são todos gratuitos, a XIV Expo Seropédica conta ainda com exposição da secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação e de outras secretarias. A secretaria de Cultura e Turismo coordena as apresentações de artistas locais no 2° Palco montado na área da Expo. No sábado e no domingo houve o tradicional rodeio da Companhia de Rodeio Marca 70.

Outra atração da feira, que em muito agradou a criançada, é o parque de diversão.



Segurança garantida

A segurança foi garantida por 50 homens de uma empresa especializada em segurança, 60 Guardas Municipais, além das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. Ambulâncias, equipes da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da PRF também auxiliaram na segurança e no atendimento médico. De acordo com o Comandante da 4º Companhia do 24° BPM (Seropédica), Capitão Victor Hugo Nogueira, a equipe da Polícia Militar presente a Expo para garantir a segurança do público conta com 45 policiais, 8 viaturas e 3 Policiais Montados da RPMONT. “Nós estamos contado com o apoio do 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), 21° BPM e do 24°, além da Polícia Montada”, informou o Comandante.

O secretário de Segurança, Dione Dias Vidal, esclareceu que a integração entre as polícias, a equipe de segurança da Expo e da Secretaria de Segurança são primordiais para garantir a sensação de segurança do público. “A prova disso é que nenhum caso ocorreu dentro da área da Expo”, enfatizou o secretário.

Rogério Ferreira, responsável pela equipe de segurança, informou que toda a área é monitorada por câmeras que auxiliam no trabalho dos seguranças.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Professores recebem orientação para trabalhar com o Sistema de Ensino Aprende Brasil

Os professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) receberam na segunda-feira (03/10), orientação sobre como trabalhar com o Material Didático Integrado e o Portal do Sistema de Ensino Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br), por meio de curso de metodologia conduzido pela Assessoria Pedagógica da Editora Positivo.

Ao longo do ano a SME tem realizado cursos com vários sistemas de ensino com o objetivo de selecionar o melhor a oferecidos aos alunos da SME no próximo ano letivo. Os cursos orientam os professores para o melhor aproveitamento das ferramentas oferecidas pelo Sistema. Eles recebem informações sobre a estrutura e os elementos que compõem o Aprende Brasil, objetivando contribuir com a funcionalidade do mesmo na rede de ensino.

 
 
 
 
Segundo a secretária de Educação, Lucia Martinazzo, com a implantação do sistema de ensino municipal, aproximadamente 15 mil alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal serão beneficiados. A secretária de Educação enfatizou que o Sistema de Ensino Aprende Brasil vem somar às ações voltadas para a qualidade do ensino da rede, desenvolvidas desde o ano anterior. “Nossa expectativa está focada na melhoria da qualidade do ensino e dos índices educacionais. A capacitação dos professores também vai ajudar neste trabalho”, destaca.

De acordo com o Assessor Pedagógico, Romualdo Portela, os cursos de metodologia capacitam os professores e os ajudam a desfrutar do material didático de forma lúdica, auxiliando a melhoria do aprendizado dos alunos. “O trabalho dos professores em sala de aula é essencial, pois são eles que estimulam a pesquisa e aumentam o nível de aperfeiçoamento dos alunos. Essas ações refletem em bons resultados para o município, como o aumento no Ideb nas séries iniciais”, comenta.

Romualdo afirma que o acompanhamento e a Assessoria Pedagógica por parte do Sistema de Ensino são permanentes. Além dos cursos presenciais, também é disponibilizado auxílio aos professores em qualquer momento, via e-mail, fax e telefone.
Para Fátima Castro, coordenadora regional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, as expectativas para o início dos trabalhos são bastante positivas. Fomos muito bem recebidos em nosso primeiro encontro com os professores e temos a certeza de que os resultados com a parceria serão os melhores possíveis. “Nosso objetivo é levar uma nova proposta de trabalho às escolas e envolver os alunos em aulas mais interativas e participativas”, analisa.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Educação vai ao Cinema


Nessa quarta-feira (05) às 10h, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Educação e do Cinemaxx Imperial de Paracambi, lançam o projeto “A Educação vai ao Cinema”. O filme exibido nessa primeira sessão do projeto será “Os Smurfs”, sucesso de público que já ultrapassou mais de 2 milhões de espectadores no Brasil. O lançamento será no Cinemaxx Imperial, que fica na Rua Dominique Level, 30 – Centro – Paracambi/RJ.
 
Por apenas R$ 3 por pessoa, os alunos da rede pública municipal, professores e os familiares terão acesso garantido e facilitado ao cinema em todos os filmes exibidos no Cinemaxx Imperial, respeitando a censura. Lembrando que a promoção é válida as quartas, quintas, sextas e domingos, até 29/02/2012 e sujeito a lotação da sala.

A secretária de Educação Lucia Martinazzo informou que o Projeto ‘Educação vai ao cinema’ dará direito a quatro ingressos a um valor simbólico de R$3,00 cada para os estudantes, professores e funcionários da rede municipal de Educação. “A distribuição dos ingressos será feita de forma maior no trecho onde o ônibus que liga Seropédica a Paracambi realiza seu trajeto e a divulgação dos horários e filmes será realizada através de carros de som, banner eletrônico no site da prefeitura, no blog da educação e de outros meios de divulgação”, esclareceu a secretária.

Acompanhe no site da Prefeitura www.seropedica.rj.gov.br e no site www.cinemaxx.com.br toda a programação do cinema.